O retorno à rotina não passa apenas pelos humanos. Crianças requerem um cuidado especial, mas os pets também podem se ressentir com as mudanças após o fim das férias. É possível, inclusive, que seu cachorro tenha mau comportamento ou fique triste por voltar a passar mais tempo sozinho.
Para evitar essas situações, o ideal é não ficar grudado no animal o tempo todo durante as férias. Mas isso acaba sendo quase impossível. Então, vamos às dicas para reduzir o problema:
1 – Distraia seu cão: se ele passa muito tempo sozinho, consiga uma pessoa que possa passar depois do meio-dia para brincar, passear, trocar a água até treinar seu cachorro. Dê algum brinquedo novo para entretê-lo ou faça um rodízio, caso ele já tenha muitos.
2 – Assim como se faz com as crianças, no final das férias, comece o retorno gradativo aos horários normais. Cachorros ficam mais tranquilos tendo uma rotina estruturada.
3 – Creches para cachorros podem ser uma alternativa se você quer que seu pet tenha rotina, atividades programadas e se socialize com outros animais. Se não tiver condições para isso, que tal passeador de cães? Mas busque referências antes de contratar um.