A gripe canina é uma doença respiratória contagiosa em cães. Humanos não pegam gripe dos cães, porém, um cão pode passar para outro.
A gripe canina é causada pelo vírus H3N8, descoberto há mais de 40 anos em cavalos e registrado em cães pela primeira vez em 2004. É um tipo específico do vírus influenza.
A transmissão da gripe canina ocorre da mesma forma que em humanos, pelas secreções respiratórias no ar. O contato direto entre um cão infectado e outro pode transmitir o vírus, além do contato com objetos contaminados.
Pessoas podem transmitir o vírus da gripe canina para outros cães se forem portadores em suas mãos ou roupas. O vírus pode permanecer vivo e infectante em superfícies por até 48 horas, em roupas por 24 horas, e nas mãos por 12 horas.
Tosse persistente, espirros, coriza e febre são sintomas da gripe canina. Mas para comprovar se o cão está com gripe canina, é preciso fazer exame de sangue.
Não existe um tratamento específico, mas cuidados necessários como aumentar a ingestão de líquidos para manter a hidratação, boa alimentação e medicamentos para aliviar os sintomas.
A gripe canina pode evoluir para pneumonia e dificuldade para respirar e até sangramento nos pulmões. Nestes casos, o uso de antibióticos pode ser a melhor indicação.