Quando um cão ingere um carrapato infectado ao se coçar, mordendo a própria pele, ele está colocando sua saúde em perigo. O Hepatozoon canis é o causador mais comum da hepatozoonose canina. A infecção é liberada dentro do intestino do animal e viaja pelo sangue afetando diversos órgãos.
A hepatozoonose pode ser manifestar de maneira discreta, com poucos sinais clínicos, e os donos nem perceberem sua presença ou surgir de modo agressivo, podendo até levar o animal ao óbito. Fique atento aos sintomas e leve ao veterinário imediatamente!
SINTOMAS
- febre
- anorexia/ perda de peso
- descarga ocular
- sinais de debilidade crônica
- fraqueza dos membros posteriores
- diarréia hemorrágica
- apatia
- dores musculares e dificuldade de locomoção
Não existe um remédio específico para a doença. Alguns médicos recomendam o uso de antiinflamatórios para aliviar a dor muscular e diminuição da febre. Como normalmente os sintomas estão relacionados a problemas de apetite, é indicado à ingestão de antianêmico e suplementos vitamínicos. Em casos mais graves, pode ser necessária uma transfusão de sangue.
Mesmo assim, cada reação é diferente e precisa de um tratamento específico. A melhor forma de evitar esse problema é usar produtos antiparasitários que o veterinário aconselhar e realizar a desparazitação.