Já reparou como o veterinário analisa o aspecto do pelo do seu pet? Ele faz isso porque pelos e pele são indicativos do estado de saúde do seu cão.
Da mesma forma que ocorre com os humanos, a pele é o maior órgão dos cães e possui várias funções como proteger o animal contra bactérias, fungos, produtos químicos, traumatismo, radiação solar etc. e a função principal da pelagem é proteger a pele.
Cães de pelo longo têm maior tendência a desenvolver problemas dermatológicos. Banho e tosa não são os únicos cuidados que a pele e o pelo devem receber. A escovação é importante e deve ser feita a cada dois dias.
Fique atento à coloração da pele do seu pet, pois o índice de câncer é alto em cães com pele clara. Portanto, cuidado com excesso de exposição ao sol. Recomenda-se o uso de protetor solar se seu cão passa o dia em área aberta com incidência de luz solar.
Outro cuidado importante é em relação aos produtos químicos, em especial os produtos de limpeza. Não use produtos químicos com seu cão no mesmo recinto. Use os produtos e jogue bastante água para não deixar resquícios no piso. Só deixe seu pet voltar para o espaço depois de seco.
Por último, mantenha em dia a aplicação dos produtos contra pulga, piolhos e carrapatos recomendados pelo veterinário.