As expressões faciais dos cachorros provocam reações em todos nós. Parece até mesmo que sabem qual o efeito causado, principalmente quando levantam as sobrancelhas - atitude que indica possível tristeza. Cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Howard, nos Estados Unidos, comprovaram que os cães desenvolveram, ao longo de sua evolução, novos músculos ao redor dos olhos. Assim, intensificam os laços de afeição e empatia com os humanos.
A pesquisa foi divulgada no periódico “Proceedings of the National Academy of Sciences” e confirmou que os músculos do focinho dos cachorros se adaptaram e foram redesenhados para aprimorar a comunicação facial. Além da habilidade de demonstrar sentimentos de forma mais clara, a adaptação e a compreensão dos sinais humanos são outro sinal evolutivo dos cães.
O estudo comparou focinhos dissecados de cachorros e lobos, quantificando as capacidades de movimentos faciais de lobos que moram em abrigos ingleses, por meio da análise das interações com as pessoas. Concluiu-se que a musculatura dos animais é parecida, mas os músculos ao redor dos olhos dos cães se diferem, pois conseguem levantar as sobrancelhas e se expressar através do contato visual, comprovando que criar vínculos é praticamente inerente aos cachorros. Essa é uma diferença peculiar para espécies que estão separadas somente por 33 mil anos.