Os cachorros, da mesma forma que os humanos, estão sujeitos a diversas doenças e, por isso, precisam seguir um calendário de vacinação. Todo o processo é acompanhado por um médico veterinário, que ajuda na definição e cumprimento das datas. Muitos donos não sabem da importância das vacinas e desconhecem quais devem ser aplicadas.
As principais vacinas, que são obrigatórias no calendário de vacinação de seu cachorro, são as múltiplas ou polivalentes, v8 e v10, e a vacina anti-rábica. A v8 e a v10 protegem os cães das sete doenças graves: cinomose, hepatite infecciosa canina, parvovirose, leptospirose, adenovirose, coronavirose e parainfluenza canina. Já a anti-rábica protege contra a raiva. Além dessas, é importante vacinar contra a leishmaniose e a giárdia.Algumas dessas enfermidades podem ser transmitidas aos humanos.
A orientação é de que a vacinação comece a ser aplicada a partir do momento em que o organismo do cachorro estiver apto a receber as doses. Assim, estará imunizado desde cedo e correrá menos risco de se contagiar. Em geral, a proteção inicia aos 30 dias de vida com o uso do vermífugo, permanecendo em torno dos 40 dias com a primeira dose de v8 ou v10. Estende-se aos 60 dias com a vacina contra a tosse e vai até os 120 dias com a anti-rábica. Durante o calendário, algumas doses são repetidas, como a v8, v10 e anti-rábica.
Caso esses prazos tenham sido perdidos pelo dono ou o cachorro não tenha recebido todas as vacinas necessárias, o procedimento será diferente. Eles receberão três doses das vacinas polivalentes v8 ou v10 e uma da anti-rábica. O mesmo ocorre com o cão que não se tem a certeza de que foi vacinado - como animais adotados da rua.
Algumas dicas de vacinação facilitam o processo. Primeiro, aplique a vacina em um local onde o cão se sinta confortável, podendo ser em sua própria casa. Prepare tudo para o momento: é necessário que haja a presença de alguém que seja capaz de controlar o bichinho. Após a vacinação, é possível que ocorra uma mudança comportamental nas primeiras 24 horas. Isso ocorre porque o organismo dele está absorvendo a vacina. Só se preocupe se, depois desse período, ele ainda não voltar ao normal. Lembre que animais com indício de doença não podem receber nenhum tipo de vacinas para cães.