As frutas são super saborosas e combinam muito bem no verão. Porém, é preciso ter cuidado, pois algumas podem prejudicar o seu pet. Anote nossas dicas para pendurar na geladeira.
-
Uvas: são tóxicas aos animais e podem causar lesões renais, insuficiência renal precoce, vômitos e, inclusive, podem deixar os bichinhos apáticos.
-
Cerejas: o cianeto é comumente encontrado no caroço e na casca, o que é um risco aos animais, pois pode cortar o transporte de oxigênio celular, causar falência respiratória e até mesmo a morte do animal.
-
Caqui e frutas cítricas: devido à acidez, podem irritar o estômago. Melhor evitar.
-
Abacate: é um dos alimentos mais perigosos aos cães, com chance de ocasionar vômito e diarreia, segundo a Associação Americana de Prevenção à Crueldade com Animais (ASPCA). Isso se explica porque, em sua composição, há a substância Persin, altamente tóxica e letal aos cães.
-
Carambola: desaconselhável a animais com histórico de problemas renais.
Mesmo as frutas permitidas apresentam a possibilidade de ocasionar intoxicação devido a suas sementes. O perigo consiste na inflamação que os caroços podem causar no intestino delgado dos cachorros. Outro problema é que as sementes, em algumas situações, provocam obstruções, hemorragias e até envenenamento. Sempre retire as sementes das frutas antes de oferecer ao seu pet.