Nossos pets são a alegria e o companheirismo do dia a dia. Quem não ama ser recepcionado por latidos e lambidas? No entanto, às vezes essa recepção é diferente e notamos um comportamento diferente: o pet está cabisbaixo e desanimado. Fique atento nesse tipo de situação, pois pode ser um indicativo de que algo não está bem com a saúde dele.
Uma das formas de evitar que isso ocorra é manter atualizada a caderneta de vacinação, prevenindo o surgimento de doenças. Quando o animal não recebe a vacina, torna-se mais suscetível a contrair problemas como a raiva, cinomose e leptospirose, que podem levar à morte. Respeitar o calendário é essencial para que o seu bichinho fique saudável e feliz. De acordo com a legislação brasileira, apenas a vacina antirrábica é obrigatória, já que se trata de uma zoonose, ou seja, infecção que pode ser transmitida ao homem. Dê ao seu cão as seguintes vacinas:
-
Vacina antirrábica, que protege contra a raiva e é aplicada em uma dose única após os três primeiros meses de vida. É feita gratuitamente por órgãos ligados ao setor de zoonoses das cidades.
-
Vacina V8, que protege contra cinomose, parvovírus, adenovírus tipo 2, parainfluenza, coronavírus e leptospirose. A aplicação é feita três vezes, com intervalos de 21 a 30 dias entre cada uma.
-
Vacina V10, que protege contra as mesmas doenças que a V8 e mais duas cepas causadoras da leptospirose. As aplicações seguem a mesma indicação da V8.
-
Outras vacinas recomendadas são contra a gripe canina, giardia e leishmaniose.
E aos gatos? Confira as vacinas necessárias:
-
Vacina antirrábica: segue as mesmas especificações para os cães.
-
Vacina V3: é a tríplice felina, que protege contra o calicivírus, inotraqueíte e panleucopenia. A primeira dose deve ser realizada depois dos primeiro 60 dias de vida do animal; já a segunda, após o intervalo de 21 dias.
-
Vacina V4: protege das mesmas doenças que a tríplice + clamidiose.
-
Vacina V5: protege das mesmas vacinas que a V4 + leucemia felina. As doses devem ser aplicadas a partir dos 9 meses do animal, com intervalo de 21 a 30 dias.
As vacinas precisam ser aplicadas anualmente e apenas por médicos veterinários. A imunização só ocorre após a aplicação da última dose das vacinas. Por isso, quando o pet estiver no quadro vacinal, não pode entrar em contato com outros animais. Fique ligado em nosso blog e acompanhe todas as atualizações para que seu pet tenha a saúde preservada.