Cães e gatos não têm a capacidade de falar o que estão sentindo, mas isso não muda o fato de que sentem. Muitas vezes, os descuidos em perceber os sentimentos dos pets ocasionam uma série de problemas de saúde. Um dos hábitos mais perigosos é deixá-los presos em carros, especialmente em dias de calor.
Uma equipe do hospital veterinário Bishop’s Storford, em Hertfordshire, na Inglaterra, decidiu provar na prática como um carro fechado em um dia quente pode se transformar em um forno: a equipe deixou biscoitos dentro do carro, que foram cozinhados devido ao calor. É um perigo deixar os animais nestas condições, ainda que seja por pouco tempo.
São diversos casos, não só de cães e gatos, mas também de crianças e bebês que sofrem nessas circunstâncias. Não deixe, portanto, animais dentro do carro em dias quentes. Mesmo apenas 5 minutos podem ser fatais. Uma janela aberta faz toda a diferença, mas o ideal é só levar o animal no carro em casos de extrema necessidade, sempre checando a temperatura do chão ou do asfalto para que os pets não queimem as patas.