O miado de um gato não é apenas um ruído emitido. Na verdade, reflete uma forma de comunicação sofisticada desse pet. Os hábitos vocais e a voz do gato são tão singulares quanto a de uma pessoa: alguns dificilmente vocalizam e, outros, são extremamente “falantes”, o que varia conforme a raça. Os siameses, por exemplo, são reconhecidos por um miado agudo.
O miado normalmente se manifesta quando o gato quer atenção. Quando o dono está voltando da cozinha, é porque o bichinho deseja comer. Se o miado vier após a chegada do tutor em casa, simboliza contentamento e alegria, dando boas-vindas. É um ótimo momento para pegá-lo no colo e fazer carinho. Gatas durante o cio miam constantemente, o que serve de anúncio aos machos. É possível, também, que o pet emita sons estranhos inarticulados ao descobrir que sua presa está inacessível. Não se sabe ao certo por que isso acontece, mas se imagina que é devido à frustração. Rosnar, emitir silvos prolongados ou gritos estridentes e expelir o ar com força são vocalizações agressivas ou defensivas. Em geral, é possível perceber claramente se o gato está assustado ou irritado. Já o ato de ronronar expressa que está tudo bem.
Se você tem um gato quieto e que muda de comportamento, começando a miar, ou se tem um gato barulhento que se torna silencioso, talvez seja necessário ir ao veterinário, pois pode ser a manifestação de alguma doença. Atente se o gato miar constantemente ao usar a bandeja sanitária, ao se limpar ou ao comer. Alteração nos hábitos costumam sinalizar aflição ou desconforto.