Já pode iniciar a contagem regressiva para o feriado mais esperado do ano. Os donos de pets não sabem, muitas vezes, como incluir seu melhor companheiro na folia. Para isso, é preciso adotar alguns cuidados.
Os animais são como membros da família. Vários tutores pensam em levá-los a todos os lugares, mas a festa só irá terminar bem se você ficar de olho e evitar a exposição do pet a alguns riscos possíveis de aparecerem. Confira nossas dicas que garantem uma diversão segura e saudável ao seu bichinho, mas lembre que pode ser uma ideia bastante arriscada.
#Fantasia
Fantasias e enfeites para os pets são opções divertidas e super fofas, mas cuide os excessos. Nada de embrulhar o animal em uma fantasia. Verifique se as roupas e os apetrechos não são muito quentes e se dificultam a troca de calor com o ambiente. Utilize tecidos leves e que sejam confortáveis ao animal.
#Vacinas em dia
São um método essencial de proteção, prevenindo o contágio de doenças perigosas como a cinomose. A interação entre pessoas, animais e ambientes desconhecidos podem intensificar os riscos, por isso controle pulgas, carrapatos e esteja com todas as vacinas atualizadas.
#Hidratação
Sempre leve água fresca e faça pausas. As altas temperaturas e a falta de água podem levar o pet a um quadro de hipotermia.
#Temperatura do chão
É melhor não sair nas horas mais quentes do dia, ou seja, entre 10h e 16h. O asfalto quente pode provocar queimaduras nas almofadinhas das patas (coxins),causando sofrimento ao seu companheiro.
#Identificação do pet
Por ser um ambiente de grande movimento, uma ótima ideia é colocar uma placa de identificação presa na coleira ou no peitoral com o nome e o telefone de contato dos tutores.
#Acessórios obrigatórios
Garanta que a coleira ou guia estejam bem presas. Não se esqueça, porém, do conforto do pet, pois esses itens podem apertá-los caso sejam mal colocados.
#Som alto
Os cães têm uma audição apurada e sensível. Cuide com o som alto, pois o pet pode ficar incomodado ou até mesmo assustado com o barulho da folia na rua. Evite ficar perto das caixas de som.
E se acontecer alguma emergência? O organismo de cada animal reage de uma forma. Se o cão sofrer algum acidente, não tente medicá-lo sem a devida orientação. Caso ocorra qualquer imprevisto, leve-o imediatamente ao veterinário. Isto pode ser a diferença na preservação da vida do pet.