A atenção com a saúde dos cães e gatos deve ser redobrada nas estações frias: nesta época, os animais costumam ficar doentes, seja por gripe, pneumonia e outras patologias respiratórias. Idosos e filhotes exigem ainda mais cuidado, pois os problemas se intensificam com a imunidade menor. Confira algumas precauções essenciais!
Vacinação: previnem doenças respiratórias, como o vírus Influenza, a bactéria Bordetella bronchiseptica e outros patógenos que afetam o trato respiratório. Uma das doenças mais conhecidas nos cães é a Tosse dos Canis (Gripe Canina), altamente contagiosa e que se dissemina rapidamente nos períodos frios. Em gatos, a doença mais comum neste período é a rinotraqueíte felina, também de grande contágio. Proteja seus pets com a vacina da Gripe Canina e a Quádrupla felina. A cinomose é outra doença frequente nas baixas temperaturas aos cães, por isso verifique se o pet está com a vacina polivalente (V8, V10) em dia.
Animais bem aquecidos: deixe cães e gatos sempre aquecidos. Roupinhas podem ser necessárias, principalmente se a pelagem for curta ou se o bichinho for tosado. Deixe cobertores e mantas à disposição, preferencialmente longe de correntes de ar.
Passeios em horários quentes: escolha horários mais quentes e agradáveis para passear com os animais, preferindo a tarde. Esse cuidado evita que o animal enfrente alterações buscas de temperatura.
Pelagem: o inverno costuma ser menos úmido, o que pode ressecar o pelo dos animais. Cães com pelagem ressecada apresentam dermatites (inflamações da pele), além de outras doenças devido à coceira intensa. É sempre importante atentar à hidratação da pele e pelos. Opte por banhos mornos e seque bem o pet. Que tal um shampoo hidratante e com ação antisséptica para recompor toda a hidratação perdida?
Suplementação: quando prescrita por um médico veterinário, pode ser uma grande aliada na prevenção de doenças comuns quando a imunidade cai. Alguns suplementos que podem ser utilizados são os probióticos e prebióticos, que auxiliam na melhora imunológica dos animais através da estimulação de microrganismos benéficos ao intestino.
Todas as dicas evitam possíveis quedas na imunidade e doenças respiratórias comuns em cães e gatos no inverno. Lembre sempre de levar seu pet ao veterinário quando possível para se certificar de que a saúde dele está em dia.