Um ano de cachorro não é o mesmo que sete anos humanos. Essa contagem é muito simplificada para compreender a idade de um cão, mas ajuda a entender porque eles envelhecem bem mais rápido do que nós.
Vamos explicar como saber a idade do seu cachorro. Primeiro, tudo depende do tamanho: a taxa de envelhecimento é maior em cães de grande porte. Raças pequenas como os chihuahuas, por exemplo, envelhecem mais lentamente. Isso significa basicamente que quanto maior for o seu cão adulto, mais rápido o corpo envelhece. Durante os primeiros seis meses de vida, o desenvolvimento é praticamente o mesmo para todos: olhos e ouvidos se abrem, dentes começam a se formar e o cão é desmamado da mãe para comer alimentos sólidos. As placas de crescimento nos ossos ainda estão crescendo durante esse período.
Entre seis meses e três anos de idade, os cachorros começam a chegar na fase adulta. As placas de crescimento se fecham, os dentes de leite caem e os dentes adultos entram em erupção. Podem ocorrer trocas de pelo. O primeiro ano de vida de um cão equivale, em média, a 14 e 18 anos para uma pessoa. É um período de grandes transformações. É aos três anos de idade que o processo de envelhecimento começa a variar conforme o tamanho. Os níveis de energia se estabilizam, mas as doenças e ferimentos são comuns, já que os cães estão mais ativos do que um pet idoso. A maioria é saudável; porém, os de grande porte podem começar a agir como um idoso e ter problemas de saúde à medida que se aproximam aos seis anos.
Os idosos são considerados a partir dos sete anos de idade. Em geral, necessitam de mais acompanhamento, já que a imunidade é menor. Check-ups com seu veterinário são recomendados a cada seis meses para ter certeza de que está tudo bem.