A pele dos cães, assim como no caso dos humanos, é o maior órgão do corpo. Porém, poucas pessoas sabem disso e deixam de cuidar da pele e do pelo do seu bichinho. Ambas exercem diversas funções protetoras contra as agressões externas do dia a dia.
A saúde dos cachorros deve começar, primeiro, pela atenção com a pele e os pelos. Há determinados pets que são mais propensos a apresentarem problemas dermatológicos, principalmente quando o pelo é longo. Em relação aos cuidados de rotina do tutor, como a escolha da ração, o banho e a tosa e a ida ao médico veterinário, é importante atentar à exposição solar, principalmente em cães de pele clara. Os níveis de câncer de pele são altos, por isso aplique protetor solar nele diariamente.
Outro fator bem comum é a lesão por produtos químicos. Nunca aplique-os no chão com seu cachorro presente. A pele dos pets é muito sensível, então, quando for lavar os ambientes, jogue bastante água para tirar qualquer resquício dos produtos no piso e espere o chão secar completamente. Prevenir pulgas, piolhos e carrapatos também é fundamental para manter a integridade da pele.
Isso deve ser feito com a ajuda do veterinário, que irá determinar qual o melhor produto a ser administrado. Evite, também, banhos mais de uma vez na semana: essa é a frequência ideal se você deseja prevenir ressecamentos. O pelo reflete, muitas vezes, a situação da saúde do animal. Um cachorro saudável e com boa nutrição costuma apresentar pelos mais macios e brilhosos. Capriche na escovação uma vez a cada 2 dias, sempre dê assistência e cuide com muito amor e carinho do seu melhor companheiro.