Ter um animal de estimação requer cuidados para que ele não fique doente e esteja sempre com a saúde em dia. Tanto gatos quanto cachorros precisam ser vacinados, o que representa um gesto de amor e responsabilidade com seu melhor companheiro. Deixar de vacinar é o mesmo que expor a diversas doenças, algumas inclusive fatais.
O programa de vacinação deve se iniciar a partir dos 45 dias de vida dos filhotes, repetindo-se anualmente nos adultos. Os cães precisam receber a V8 (óctupla), que protege contra 8 doenças. Já os gatos devem ser vacinados com a vacina quíntupla, que protege de cinco doenças. A vacinação também é essencial para evitar zoonoses, doenças transmitidas de animais para humanos, como a raiva e a leptospirose.
Nos gatos, as doenças mais comuns são a panleucopenia, rinotraqueíte, calicivirose, leucemia felina e a raiva. Nos cachorros, por sua vez, as que causam maior mortalidade são a leptospirose, parvovirose, hepatite infecciosa, cinomose, coronavírus canino (diferente do vírus que afeta os humanos), parainfluenza e raiva.
Assim como a higiene e alimentação, a vacinação também é necessária e demonstra um ato de amor e carinho. Nada de deixar essa medida tão importante de lado, tá?