Os animais de estimação precisam de muito carinho e atenção com a saúde. Vaciná-los é uma medida bem importante para prevenir doenças, que podem afetar até mesmo os tutores.
A vacinação está ligada à qualidade de vida. É melhor evitar problemas do que ver seu peludo com risco de morte e necessidade de internação. Por isso, cuidado com os programas de vacinação recomendados, que devem começar a partir dos 45 dias de vida dos filhotes e serem repetidos anualmente nos adultos. Os cães devem receber a V8 (óctupla), que protege contra oito doenças. Os gatos, por sua vez, devem ser vacinados com a quíntupla, protegendo contra cinco doenças. As infecções mais comuns que matam os cães são a leptospirose, parvovirose, hepatite infecciosa, cinomose, parainfluenza, coronavírus canino e raiva. Já nos felinos, são a panleucopenia, rinotraqueíte, calcivirose, leucemia felina e raiva.
Além disso, o ato de vacinar previne as zoonoses, que são as patologias transmitidas de animais a humanos, como raiva e leptospirose. Mais do que um gesto de responsabilidade, a vacinação demonstra amor e preocupação com seu pet e todos ao redor.