Cães e gatos no verão podem sofrer com a hipertermia, o problema mais comum e grave que afeta nossos peludos durante a estação. Como eles não transpiram, é por meio da respiração que controlam a temperatura do corpo. Só que o ar quente e úmido prejudica esse mecanismo.
O resultado? O pet ofega para amenizar o desconforto gerado pelo aumento das temperaturas, na tentativa de intensificar as trocas de calor. O risco desse processo é ainda maior para animais obesos, com pelagem densa ou raças braquicefálicas, como é o caso dos gatos persas e das raças de cães boxer, buldogue e pug. Por isso, é importante prestar atenção aos cuidados necessários. Em casa, nada de deixar o animal constantemente no quintal ensolarado ou fechados em um apartamento abafado. Sombra em locais arejados e água fresca são questões de sobrevivência. Troque a água várias vezes ao dia e certifique-se de que o pote não fique exposto ao sol em nenhum momento.
Uma boa dica é borrifar água no dorso e nas patinhas, o que ajuda a resfriar o animal. Se ele ficar ofegante, enrole-o em uma toalha molhada com água fria e deixe-o em frente ao ar-condicionado ou ventilador. Se você resolver dar um passeio de carro, é importante ligar o ar-condicionado do veículo durante todo o trajeto. Outra recomendação é nunca, em hipótese alguma, deixar o pet trancado no carro. A temperatura sobe rapidamente, e o animal corre risco de morrer.
Ao passear com seu pet, reduza o percurso e restrinja os horários de saída: antes das 10 horas e após as 18 horas. Prefira locais com gramado, sem asfalto quente. Sempre respeite os limites do cão e interrompa o passeio caso ele fique ofegante, buscando um local com bastante sombra. Não se esqueça de aplicar produtos que protegem o animal das pulgas e carrapatos, com a periodicidade a cada três semanas, evitando banho dois dias antes e depois de aplicá-lo.Cuidado também com o sol, pois os pets são também alvo do câncer de pele. Saiba como cuidar da pelagem dos pets aqui.
No banho e tosa, prefira água morna, secando com o ar frio do secador os pets de pelo longo, e com toalha os pets de pelo curto. Se o animal demonstrar que está inquieto, ofegante e com a língua levemente arroxeada, leve-o imediatamente ao veterinário, mantendo-o em uma toalha com água fria e, no carro, manter próximo ao ar-condicionado.
Gostou das dicas? Agora é encher seu peludo de amor, carinho e muito cuidado!