Você já deve ter escutado que quem tem um cachorro, é mais feliz. A companhia desse pet é capaz de diminuir os sinais de estresse, sendo um suporte até mesmo no tratamento da depressão. Os efeitos positivos não param por aí: esse pet é capaz de fazer muito bem para as crianças, jovens, adultos e idosos, levando mais alegria todos os dias.
A presença de um cão torna a rotina mais saudável e equilibrada, proporcionando sensações de conforto, bem-estar, proteção e prazer. É uma alternativa para tornar a vida mais leve e feliz. Existe, inclusive, a Terapia Assistida por Animais, quando os cães são uma excelente companhia terapêutica, estabelecendo conexão com os pacientes e servindo de suporte no tratamento de doenças físicas e mentais. A falta de contato externo ou a ausência de familiares pode ser melhorada com o convívio próximo de um cachorro, contribuindo na melhora da solidão.
Além disso, pesquisas apontam que os hormônios associados à felicidade são liberados assim que a pessoa entra em contato com o pet, fortalecendo neurotransmissores e hormônios benéficos à saúde como um todo. Em relação à saúde mental de pacientes com depressão, há vantagens que incluem:
- Interação que traz descontração, carinho e afeta, reduzindo os sintomas da doença gradativamente;
- Pets liberam sensações de prazer, principalmente quando acariciamos o peludo;
- No caso de crianças internadas, o medo é uma realidade, mas a companhia de um cão consegue transparecer sensação de proteção, o que melhora o humor.
- Ter um cachorro em casa é motivo de responsabilidade, pois estamos envolvidos com atividades de banho, tosa, veterinária, alimentação e passeios.
O cachorro também é um aliado para impedir o estado de anedonia, ou seja, quando a pessoa não sente prazer com atividades do dia a dia. Afinal, é praticamente impossível não sentir prazer estando perto de um cão peludo e brincalhão, certo? Por isso, os cães são um forte alicerce no tratamento e melhora contínua da saúde mental, desencadeando dopamina e serotonina, hormônios responsáveis por gerar sensação de prazer no cotidiano.
Até mesmo nossa saúde física é beneficiada, aliviando a pressão arterial e contribuindo com uma rotina de atividade física, pois o pet irá precisar passear e com a redução do estresse. Já deu para entender que os benefícios são enormes, né? Que tal aproveitar e investir na companhia de um peludo? Pode ter certeza: toda a sua vida ganhará um novo significado.