Quem deve mandar dentro de casa? Você ou o cão? Claro, você. Mas certas vezes o animal pode acreditar que é o líder da matilha – no caso, o líder da casa. Isso ocorrer porque o dono não impôs sua liderança e também limites ao cão dentro de casa. E para reverter o quadro, uma vez que o animal entende que é o verdadeiro líder, não é fácil. Mas algumas boas dicas podem ajudar.
– O cão sempre irá querer sua atenção. Enquanto conseguir, será como um recado de que ele manda. Portanto, aprenda a ignorar o animal. Quando vier uma visita e o seu cão não parar de latir, por exemplo, apenas isole-o em outro ambiente da casa. Só solte-o quando não estiver mais latindo. Assim, saberá que não é ele quem dá as ordens – o latido é uma forma do cão se impor.
– Importantíssimo é estabelecer limites ao cão desde muito cedo. Mas mesmo começando tarde, mostre que é você quem manda na casa. Mas, claro, sem violência – nunca se deve agredir o animal. No máximo, um leve tapa dizendo “NÃO!”, caso o animal insista em desobedecer. Já quando o animal obedece às suas ordens, recompense-o. Pode ser com um petisco ou uma brincadeira.
– Um cão deve se dar bem com outros animais. Por isso, procure sociabilizar o animal durante os passeios no parque. Além disso, caminhadas e exercícios ajudam o cão a gastar energias acumuladas, o que ajuda no comportamento. Não deixe de reservar um pouco de seu tempo para o animal. Isso evita que o cão fique implorando atenção – determinadas vezes, de forma até agressiva.
Enfim, sempre procure ser tranquilo em casa, influenciando positivamente o comportamento do seu cão. Para que o animal lhe respeite, mostre firmeza na voz. Reiterando: nunca agrida o animal. Dê atenção ao cão, mas sem mimá-lo a ponto dele se achar o dono da casa. Com alimentação adequada e a prática de exercícios diários, o animal será feliz. O cão só precisa de cuidados simples.