Quem pensa em ter um animal de estimação pode ficar em dúvida sobre os benefícios que os pets trazem. Por isso, vamos listar algumas das inúmeras vantagens de levar para casa um cão, gato ou outro tipo de animal doméstico.
"Hormônios da felicidade" - serotonina e dopamina são os hormônios da felicidade. O convívio com pets e a troca de afetividade fazem com que aumente a sua produção e liberação.
Aumento da autoestima - ao perceber o quanto é importante para seu animal de estimação, o humano eleva a própria autoestima.
Auxílio no combate à depressão - estudos já comprovaram que o convívio com animais tem efeitos positivos no tratamento da depressão.
Diminuição da pressão arterial - graças à redução dos níveis de adrenalina - relacionada ao aumento da pressão arterial - e aumento da acetilcolina (neurotransmissor ligado à tranquilidade), o pet pode ajudar a reduzir sua pressão.
Estresse menor - ter um pet e se relacionar com ele reduz os níveis de cortisol, o hormônio do estresse.
Incentivo à prática de atividades físicas - neste caso, a vantagem é mais para donos de cães, que precisam levar os pets para passear e acabam se exercitando também.
Proteção contra alergias - a imunoglobulina A, um anticorpo que evita a proliferação de vírus ou bactérias, pode ter seus níveis elevados quando um ser humano passa conviver com um cão.
Redução da solidão - essa é óbvia, quem tem um pet dificilmente sente solidão.
Senso de responsabilidade - crianças, principalmente, passam a entender o que significa ter responsabilidades quando pedem um pet e ganham com a condição de cuidarem dele.
Socialização - quem tem um cão ou gato adora falar sobre eles e isso estimula a socialização. Ainda mais quando, no caso dos cães, é preciso levá-los para passear e interagir com outros da sua espécie. Enquanto isso, humanos se relacionam com outros humanos.