Queda de pelos em cachorros é uma situação normal. Eles perdem uma boa quantidade de pelos todos os dias, sendo um mecanismo fisiológico comum: a substituição de pelos. Ou seja, sempre que os pelos caem, outros novos já estão crescendo no lugar continuamente.
Pelo menos duas vezes ao ano a queda se torna mais visível, e isso está ligado às questões climáticas das estações. No verão os pelos ficam mais rasos e no inverno ficam mais densos, adequando a temperatura de seus corpinhos. Outro fator que pode mudar é a coloração dos pelos, o que também atua no aumento ou diminuição da temperatura dos cães.
Porém, ás vezes a queda de pelos pode ser uma questão de saúde. A partir disso fica a dúvida: como vou saber diferenciar essas situações?
Normalmente, quando o cachorro apresenta uma falta total de pelos numa área antes ocupada por eles (conhecida como alopecia), isso pode significar que ele está com algum problema orgânico. Veja algumas causas:
1 – Situações não comuns para cães, como viagens, mudanças ou o fato de se perder de seu dono podem causar o estresse agudo, que causa a queda acentuada de pelos.
2 – Anemia, doença do carrapato, infecções e outras doenças sistêmicas podem ser a causa da queda dos pelos.
3 – A alimentação do seu cão pode ser um fator causado. Caso ele siga uma dieta desbalanceada ou tenha alguma alergia a determinado alimento, seus pelos podem começar a cair.
4 – Quando seu cão apresenta um pelo sem brilho, com falhas e áspero, isso pode estar sendo causado por parasitas como pulgas e carrapatos. Há também a destruição dos pelos, causadas por sarnas e micoses.
5 – Uma causa bem comum são as desordens hormonais que acabam por faze alterações nos pelos e na pele do cachorro. A desordem mais comum é o hipotireoidismo, que é bem normal em algumas raças. Além disso, há também o distúrbio das adrenais como o hiperadrenocorticismo.
6 – Nas fêmeas, durante a época do pós-parto e amamentação, é comum a queda de pelos, já que elas concentram grande parte de susas energias para amamentar seus filhotes e cuidar deles. Também pode ocorrer durante o cio.
Para manter o pelo do seu cãozinho bem bonito, escove-o todos os dias e deixo-o pegar sol. Não dê muitos banhos (não faz bem para eles) e dê uma dieta bem balanceada, de acordo com as características da raça dele e conforme sua idade. Outro fator bem importante é a vermifugação, que deve ser feita de forma rotineira.
Sempre que algum sintoma dessas situações aparecer, procure um veterinário. Você e seu cãozinho só têm a ganhar.